Antes de ele surgir haviam muitas discussões a respeito de sua forma de disputa. Em 2003 o sistema de pontos corridos foi implantado no Campeonato Brasileiro. Os críticos diziam que não haveria emoções com um sistema desses de disputa, pois os times sem chances de lutar pelo título logo desistiriam da competição, tornado ela sem expectativa.
Em seu ano inaugural o Cruzeiro ganhou com certa folga, provando assim que os críticos estavam certos, porém as disputas pelas vagas na Libertadores, Sul-Americana e rebaixamento davam emoção ao campeonato. Já nos anos seguintes o equilíbrio foi maior. Antes o campeonato era disputado em turno único e os 8 primeiros se classificavam e disputava o famoso mata-mata que segundo os críticos da a emoção ao campeonato.
Neste ano temos um campeonato bem equilibrado e que será resolvido na última rodada, que vai ocorrer domingo.
Na ponta da tabela São Paulo e Grêmio lutam pelo título. O time paulista joga em Brasília contra o Goiás, que não tem mais pretensões na classificação, pois já está na Sul-Americana e não tem chance de ir a Libertadores. Já a equipe gaúcha joga contra o Atlético Mineiro, no Sul. O Atlético-MG 12° colocado luta por uma vaga na Sul-Americana.
A briga pela Libertadores está entre Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro que lutam pelas duas vagas restantes. E no final da tabela Ipatinga e Portuguesa já foram rebaixados e as outras duas vagas está entre Vasco, Náutico, Figueirense e Atlético-PR.
Com isso a rodada de domingo vai pegar fogo. E podemos ter certeza que enquanto o Grêmio estiver jogando, seus torcedores estarão atentos aos rádios para saber se poderão comemorar, assim como os torcedores dos outros clubes que também lutam por algo no campeonato estarão.
Então podemos ter certeza que essa fórmula de disputa, além de ser a mais justa prova que o campeonato sempre terá emoção, independente de como estiver à classificação e vamos aguardar até domingo para saber quem vai conquistar o título, as vagas restantes para os torneios continentais e quem vai permanecer na primeira divisão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário