terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Ano produtivo para os clubes paulista


Mais um ano chega-se ao fim. Após o término dos campeonatos vemos que os clubes paulistas mais uma vez se destacaram, apesar do Fluminense ser vice-campeão da Libertadores e do Internacional ser campeão Sul-Americano, os paulista se sobressaíram durante ano, conquistando resultados melhores que os times dos outros estados.
No campeonato Brasileiro o campeão foi o São Paulo, tendo o Palmeiras em 4 lugar e somente um clube do estado entre os rebaixados, a Portuguesa.
Já na série B tivemos 3 clubes do estado que conseguiram o acesso a série A, Corinthians(campeão), Santo André (Vice-Campeão) e Barueri em 4 lugar e um clube rebaixado, o Marilia. Sendo assim na próxima edição do campeonato teremos a participação de 7 clubes do estado e na série B a participação de 5 times.
Isso mostra que o ano foi ótimo para o estado de São Paulo, que consegui manter sua hegemonia de títulos brasileiros, pois desde 2004 os clubes paulistas levanta a taça do torneio (2004- Santos, 2005- Corinthians e a partir de 2006-São Paulo), além de ser o estado com mais participantes na edição do ano de 2009.
Na Copa do Brasil o Corinthians chegou a final, perdendo apenas para o Sport.
Isso tudo mostra o sério trabalho feito pelos dirigentes paulistas que cada vez mais conseguem se destacar e colocar os seus clubes no lugar que merecem. Não estou desmerecendo os dirigentes dos outros estados, porém os paulistas estão um pouco acima de qualquer um e a prova disso são as campanhas que eles realizam durante toda a temporada.
E no próximo ano, com certeza será mais um ano que os clubes paulistas vão se destacar.

Nenhum comentário: