sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Jornalismo esportivo on-line: muito trabalho e pouco reconhecimento

Muitos pensam que o jornalismo esportivo on-line é um trabalho fácil. Dizem que é somente dar os resultados das partidas e mais nada. Mas ele exige informar os resultados das partidas minuto a minuto, e noticiar diariamente como andam todos os esportes, com rapidez e veracidade. Assim, os jornalistas passam o final de semana trabalhando para poder informar a população como está a situação do seu clube ou do seu esporte favorito.
Para dar conta disso, o site Lancenet tem redações em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e correspondentes no Nordeste e no Sul. Em Estados menos importantes, eles contam com o programa Craque do Futuro, uma iniciativa que incentiva o trabalho de estudantes de jornalismo. Já a redação do site Futebol do Interior é formada por dez jornalistas, mas conta com correspondentes espalhados por todo o interior de São Paulo e pelo Brasil.
Os sites precisam se atualizar para não tomar furo. É preciso ter uma agilidade tremenda, escrever com objetividade, para pode agradar todos os leitores e não perdee audiência, que, por sinal, cresce a cada dia mais, pois o acesso à internet aumentou ultimamente.
Apesar de contar com toda essa estrutura e ter todo esse trabalho, o jornalismo esportivo on-line ainda não adquiriu a mesma credibilidade do impresso. Igor Francisco Dametto, 15, costuma acessar os portais esportivos de segunda a sexta-feira. Ele diz: “Para me manter informado a respeito dos esportes, mas não acredito em tudo que é publicado na internet”.
Segundo o repórter do site Futebol do Interior, Rodolfo Brito, Há ainda muita desconfiança com o material da internet. Até mesmo pelo fato de em alguns sites o internauta poder mexer no material sem uma supervisão, mas num futuro bem próximo a credibilidade será a mesma dada aos meios de comunicação impressos, pois a internet está crescendo e se organizado, num futuro bem próximo a credibilidade será a mesma dada aos meios de comunicação impressos”.

Nenhum comentário: