quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Guido: Um exemplo de superação

A natação foi o destaque de Limeira nos Jogos Abertos do Interior que foi realizado em Piracicaba. A cidade conquistou 16 medalhas, sendo 11 delas conquistada pelos nadadores. Entre os destaques da natação está Guido Antonio Arcaro Junior (34). O atleta conquistou 3 medalhas, sendo 2 de ouro e 1 de prata competindo na categoria Portadores de deficiência física(PDF).Ele foi campeão nos 100 metros livres,50 metros borboletas e vice no 50 metros livres.
Guido começou a praticar natação aos 8 anos de idade por incentivo de sua mãe que o colocou para praticar o esporte no SME. Atualmente o atleta treina na Acquação e Limeira Clube, com o técnico Rossano Jacon Chanquetti.
No ano de 2002, ele descobriu um tumor em sua perna e precisou passar por uma cirurgia. Após 3 cirurgias realizadas, o problema não foi sanado e o médico queria realizar uma quarta operação, mas ele resolveu amputar a perna, motivo pelo qual fez ele competir na categoria PDF.
A cirurgia que retirou sua perna ocorreu no dia 23/06/08, após quinze dias no hospital, ele teve alta, e já voltou a competir no dia 22/07, disputando os Jogos Regionais em Rio Claro. Nessa competição o atleta conseguiu conquistar dois ouros e uma prata conquistando assim índice para os Jogos Abertos do Interior. Após esse feito o nadador decidiu que iria para os jogos do interior, com o objetivo de conquistar uma medalha, seja ela qual fosse, mas para felicidade dele veio o ouro. Sempre com a ajuda de seu técnico, que segundo ele foi quem mais o ajudou a obter esse êxito.
O atleta informa que a prefeitura não lhe deu o mínimo de assistência nessas façanhas, e completa dizendo “Tem que dar mais atenção para o esporte, pois tem muitos meninos e meninas com grandes possibilidades de virarem grandes esportistas e que não tem o devido incentivo, além do que o esporte pode ajudar os adolescentes a não entrarem no mundo da criminalidade” conclui ele.
Guido tem com seu principal sonho disputar uma para-olimpíada, segundo ele informa, os dois melhores de cada país se classifica para a competição, atualmente os brasileiros são campeão e vice-mundial, com isso reduzindo sua chance, porém ele visa buscar uma oportunidade de disputar representando a Itália, sendo que seu índice supera a dos italianos que competiram em Pequim. . Basta ele requer sua cidadania, pois é de origem italiana.
Esse ano Guido não participa de mais nenhuma competição, já no próximo ano tem o objetivo de participar dos Jogos Regionais e Abertos e das competições realizadas pela União dos Nadadores Masters do Interior (UNAMI), pois além de competir na categoria PDF, ele compete com os masters, essa sendo uma categoria que lhe traz muito prazer, pois mesmo com o problema na perna ele consegue vencer seus adversários que não tem nenhuma lesão, dando a ele um sentimento de ter conseguido ultrapassar seus limites e vencer suas barreiras.

Nenhum comentário: