quinta-feira, 2 de julho de 2009

Tricampeão


A primeira edição da Copa do Brasil foi realizada em 1989, a competição envolvia os campeões estaduais e os vice-campeões dos estados mais representativos, contendo 32 clubes, porém com o decorrer dos anos o número de participantes foi expandido. Esse ano o campeonato teve a participação de 64 clubes.
Das 21 edições realizadas apenas 12 clubes conseguiram conquistar o título da competição. Grêmio e Cruzeiro lideram o ranking com quatro títulos cada, o Corinthians tem três conquistas com a de ontem, o Flamengo têm duas taças e Criciúma, Internacional, Palmeiras, Juventude, Santo André, Paulista, Fluminense e Sport com uma conquista cada. Até 1999 os clubes que disputavam a Libertadores também jogavam a Copa do Brasil, a partir de 2000, os times perderam o direito de disputar as duas competições. Todo ano o campeão da Copa do Brasil garante vaga na competição continental.
Na história apenas três clubes conseguiram vencer a competição nacional em um ano e no próximo vencer a continental. Em 1994 o Grêmio ganhou a Copa do Brasil e em 1995 a Libertadores, o mesmo ocorreu com Cruzeiro em 96 e 97 e Palmeiras 98 e 99.
A zebra adora aparecer nessa competição como se pode notar, Santo André, Paulista, Criciúma, Juventude e Brasiliense são apenas alguns exemplos que conseguiram se destacar na competição, porém na edição desse ano a zebra não teve vez. Corinthians e Internacional decidiram o título do torneio de forma justa, pois durante as fases realizaram os melhores jogos.
O Corinthians sagrou-se tricampeão do torneio após realizar duas boas partidas contra o time gaúcho. Na primeira partida no Pacaembu 2 a 0 para os paulistas, gols de Jorge Henrique e Ronaldo, e no segundo jogo2 a 2, gols de Jorge Henrique e André Santos e Alecsandro para o Inter. O Corinthians podia perder ate por 2 a 0 que a partida iria para os pênaltis, mas os paulista foram para cima e conseguiram já no primeiro fazer 2 a 0, na segunda etapa o Internacional empatou, mas de nada adiantou. O Corinthians é o primeiro brasileiro classificado para a Libertadores de 2010, as próximas quatro vagas serão decididas no Brasileiro.

Crédito foto: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Corinthians/0,,MUL1211375-9862,00.html

3 comentários:

csh ;) disse...

É, o coringão engoliu o inter,
num teve jeito mesmo,
agora é esperar até eles encontrarem o Marcos na Libertadores. :)

Capelania Hospitalhaço disse...

o CORINGAUM VOLTOU!
TITULO INCONTESTAVEL..
TUDO NOSSO!

Unknown disse...

melhor time ...
ganho tudo q disputo...
copa sao paulo de juniors,
campeonato paulista INVICTO,
e copa do brasil...
só da corinthians....
quem é inter...?
quem é d´alessandro...?
o coringão volto....
tudo nosso esse ano