terça-feira, 21 de julho de 2009

Jiu-jitsu


Adrien Roberto Domingues, de 42 anos, limeirense, pratica jiu-jitsu há 12 anos. O atleta ingressou no esporte devido à necessidade de praticar atividade física. Após dois anos de treinos, decidiu começar a competir. Nesses dez anos de disputas, suas principais conquistas foram os seis títulos brasileiros, três mundiais e cinco paulistas, todos na categoria Master.
No mês passado, Adrien foi para os Estados Unidos disputar o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu. Ele competiu na categoria Adulto, que equivale para atletas até 30 anos. Apesar de estar com a idade acima dos outros competidores, o limeirense decidiu lutar, pois o nível da categoria é mais alto.
Adrien perdeu na segunda luta para o campeão do torneio, o brasileiro Roger Gracie, que durante toda a competição não perdeu uma batalha, vencendo as dez que disputou.
As próximas competições que o limeirense irá competir são: Campeonato Paulista, Campeonato Sem Kimono e o Campeonato Mundial, que será realizado no Ibirapuera. "Este campeonato é realizado pela Confederação Brasileira Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) - uma segunda confederação do esporte no Brasil. É um torneio que ainda tem pouca visibilidade", disse.
Mesmo assim, Adrien decidiu participar. O atleta tem como objetivo na carreira ficar campeão mundial na categoria Faixa Preta. Seus títulos, por enquanto, são em outras faixas.
Adrien treina duas vezes por semana na cidade de Campinas. É, porém, necessário um maior tempo de treino para conseguir atingir a elite do esporte. Devido alguns outros compromissos que o atleta tem, não é possível treinar mais. "Além disso, tenho minha academia para cuidar. Para conseguir o sucesso no esporte, é necessário treinar e se superar cada vez mais", destaca. Adrien conta somente com o patrocínio do Açucareiro Boa Vista. No mais, é por conta do próprio lutador.
O jiu-jitsu é um esporte ainda pouco praticado no País em relação aos números da Europa e dos Estados Unidos. Adrien afirma que isso ocorre devido ao pouco interesse que a mídia dá à modalidade, não transmitindo as competições.
Outro aspecto que atrapalha é o fato do esporte não ser olímpico. O Comitê Olímpico informou que é necessário ter mais praticantes para o esporte poder competir na Olimpíada. Para conseguir isso, o Mundial da categoria, que era realizado no Rio de Janeiro, foi transferido para Nova Iorque com a intenção de conseguir novos simpatizantes e praticantes do esporte para poder entrar no quadro olímpico.
Adrien deixa um recado para os garotos que pretendem seguir carreira no esporte: "O segredo é treinar, treinar e treinar. Nunca desanimar, sempre pensar que um dia sua hora vai chegar".


Matéria publicada:

http://www.jornaldelimeira.com.br/site/noticias_detalhes.php?ID_Noticia=28585

Foto Tiago Praxedes

Nenhum comentário: