sábado, 10 de janeiro de 2009

Jovem lemense se forma árbitro





Thales José Pinheiro (22) é o mais novo árbitro que integra a lista de árbitros da Federação Paulista de Futebol (FPF). Ele decidiu estudar para se formar árbitro em 2000, pois sempre gostou da profissão e se espelhou em seu avô Beno Barbosa, que já tinha seguido essa carreira.
Para se tornar um juiz reconhecido pela FPF, Thales precisou concluir dois cursos, um concluído em 2002 e o outro em 2007. A primeira partida em que ele atuou foi no ano de 2007, pois a primeira formação em 2002, não permitia apitar jogos oficiais, o jogo foi entre Barretos x Batatais, realizado em julho de 2007 e o jogo foi ganho por 5 a 3 pelo time da casa, porém ele só podia apitar partidas amadores que são do sub-11 até o sub-20. Para poder arbitrar partidas profissionais ele precisou fazer um estágio que conclui no ano passado. Após essa conclusão ele já pode apitar as categorias profissionais, porém para esse ano pode ser que ele venha apitar somente a Segundona, divisão que o Lemense disputa.
Segundo ele informa “Para poder apitar as partidas de divisões maiores, é necessário ir subindo nos ranking da FPF, e para isso acontecer isso vai depender do meu desempenho nas partidas e como eu vou estar fisicamente, pois caso contrário vou continuar apitando a mesma divisão e jogos amadores” informa ele. Os árbitros são avaliados todos os jogos em que atuam por observadores da FPF que avaliam seu desempenho e dão a nota sobre a atuação dele na partida.
Thales disse que recebeu total apoio da sua família e também da prefeitura que sempre o ajudou nos cursos que realizou até sua formação. Além de ter a parte teórica, “Tive que trabalhar fisicamente e psicologicamente, pois são esses fatores que são exigidos de um árbitro em uma partida, além do que é necessário ter acompanhamento de um nutricionista e deixar de realizar algumas coisas” conclui ele.
O seu principal objetivo na carreira é se tornar um árbitro com reconhecimento nacional e mundial, e até apitar uma Copa do Mundo representado o Brasil e Leme, o que vem a ser seu maior sonho na carreira.

Nenhum comentário: