quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Segundo escalão

Desde quando conheço futebol a Confederação Sul-Americana tenta colocar no calendário do continente uma competição de segundo escalão, pois como todos sabem a de primeiro é a Libertadores. Copa Mercosul, Conmebol e agora a Sul-Americana são apenas três exemplos de tentativa da Confederação em realizar a competição, mas nunca com sucesso.
A Copa Sul-Americana começou a ser disputada a partir de 2002, mas nunca conseguiu atrair nenhum dos clubes do continente. Pelo seu regulamento e maneira de disputa ela não consegue fazer que os times fiquem interessados em conquistá-la, com isso acaba sendo apenas um torneio no calendário e serve de experiência para testar alguns jogadores e na maioria das vezes os times entram com seus atletas reservas e quando saem fora é melhor, pois focaliza apenas nas competições nacionais.
A solução para o problema da Conmebol seria implantar uma competição para times que não disputam a Taça Libertadores da América e do mesmo modelo e regulamento dela, mas quando o clube ganha-lá ele garante uma vaga para a Libertadores. Com isso ela motivaria os times a dar atenção à competição e não menosprezá-la como é feito com esses torneios. Os times iriam entrar com vontade de vencer o campeonato, pois ele passaria a valer alguma coisa, somente assim às competições seriam valorizadas. O único time brasileiro que venceu a competição foi o Internacional, no ano passado.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu acho que todos os campeonatos tem a mesma importância, e todo deveriam ser valorizados, oq naum eh o casoda Conmebol.

Biaa disse...

Acho que a Conmebol deveria realizar uma competição com maior organização... E com algum premio para o campeão... Como por exemplo uma vaga na Libertadores