sábado, 28 de fevereiro de 2009

Mudanças nas regras do futebol

Fonte: http://www.globo.com/

Após um pequeno recesso devido às festas e a correria do dia-a-dia, o blog voltaria ser atualizado somente na segunda-feira, porém devido às varias mudanças que estão querendo realizar no futebol, decidi atualizar ele hoje.
As principais mudanças são: a criação do cartão laranja, quando o jogador fizer uma falta e não for para amarelo e nem vermelho, ele levaria o cartão laranja e vai ficar alguns minutos fora e depois retornaria a partida, o aumento para 4 substituições em partidas que forem para a prorrogação, o intervalo aumentaria para 20 minutos, o treinador poderá ficar o jogo somente na área técnica não tendo que voltar toda hora ao banco após dar instruções ao time e a última mudança seria colocar um assistente atrás de cada gol ou um chip na bola para saber se ela entrou ou não. Isso tudo será votado hoje pela International Board, na Irlanda do Norte, em reunião a partir de 6h30m (de Brasília).
A International Board é a entidade que cuida das regras do futebol e as suas mudanças. Caso seja aceita essas mudanças será a maior mudança no esporte após nove anos. Além dessas mudanças vai ser votados também jogos em campos de grama sintética, jogador que usar fita sobre a meia para segurar a caneleira terá que ter a mesma cor dela, o jogador que deixar o campo sem autorização do árbitro será considerado, para fins de impedimento, como estando na linha de fundo ou linha lateral e por último o time que estiver com um jogador a mais em caso de disputa de pênaltis terá que escolher um jogador para ser excluído e esse não pode ser o goleiro.
Essas mudanças servem para melhorar a prática do esporte, porém nem todas vão ajudar melhorar a partida. Entre as piores mudanças estão: a criação do cartão laranja, não a necessidade disso, ou a falta é para amarelo ou expulsão, 4 alterações também não é preciso, o aumento do intervalo é outro fator negativo, pois 5 minutos a mais não faz diferença no descanso do atleta e o chip na bola é o maior erro de todos, porque o futebol vai virar um jogo tecnológico e acabará perdendo o charme das discussões de segunda-feira. Vamos torcer que seja decido o melhor para o esporte e também para o público.
Abaixo segue uma lista das maiores mudanças da regras nos últimos 20 anos.
Algumas mudanças nas regras nos últimos 20 anos:
1979: o árbitro tem de erguer o braço para indicar que a cobrança de falta é indireta.
1982: é instituída a punição por sobrepasso do goleiro.
1986: o cobrador do pênalti precisa ser identificado.
1988: as traves devem ser brancas.
1990: fim do impedimento em cobrança de lateral e para o caso de um jogador na mesma linha do atacante (desde que haja outro adversário à frente).
1992: é proibido o goleiro pegar uma bola recuada por um jogador do mesmo time.
1994: é permitida uma terceira substituição, desde que o jogador a entrar seja o goleiro reserva. 1995: passam a valer três substituições, seja o goleiro reserva ou não.
1997: o goleiro pode se movimentar para os lados no momento do pênalti.
2000: o goleiro só pode segurar a bola por seis segundos.
2002: a publicidade só pode estampar a camisa do jogador, ficando proibida em calção, meia ou chuteira.
2003: a publicidade volta a ser liberada.
2004: é permitido o jogo em grama artificial.
2005: qualquer parte do corpo, excluindo-se os braços, serve como parâmetro para decidir um impedimento.
2007: fica proibida a exibição de camisas com conteúdo político, religioso ou pessoal

2 comentários:

Unknown disse...

Se Mudar as regras ow naum so sei que o verdão vai se campeão de tudo essse ano paulista brasieiro , libertadores e mundial!! Com K9 CX10 DS7 o verdão tem o trio de ouro!! e ainda no banco o garoto lenny!!meu filho se chamara lenny kkkkkkkk

Unknown disse...

puts vei,cada regra besta...cartao laranja nada a ve,assim ta bom...nao precisa inventar mais nada
abraçoss