terça-feira, 13 de outubro de 2009

Fora do comum


Não vou justificar a derrota da seleção brasileira no último domingo para a Bolívia por 2 a 1, mas quero falar sobre a falta de respeito que é jogar na altitude da Bolívia. O Brasil enfrentou os bolivianos em uma altitude de 3.600 metros, em La Paz, isto é normal?
Sou contra esses jogos na altitude, os jogadores sentem demais a diferença, não tem o ar necessário e tem a diferença de jogo. A Bolívia usa desse artifício, pois sabe que jogando lá, dificilmente perde. Nessas eliminatórias conseguiu vencer a Argentina por 6 a 1 e ganhou mais três jogos em casa. A campanha do time na competição é razoável, mas as quatro vitórias conquistadas foram na altitude, comprovando assim que os bolivianos só ganham por causa desse fator. Jogando fora de casa eles realizaram oitos jogos e conseguiram empatar apenas um com o próprio Brasil e perderam os outros sete confrontos.
Os números comprovam que o fator altitude faz diferença e em alguns casos prejudicam até alguns jogadores. Julio Cesar que está entre os três melhores goleiros do mundo, quase foi vítima dessa altitude. Nenhum dos gols foram culpa dele, porém se não estivesse jogando em La Paz e o confronto fosse realizado sem altitude, tenho total certeza que ele não tomaria os gols.
A FIFA já se pronunciou sobre isto e decidiu não proibir jogos na altitude, o que foi um erro da entidade, pois na partida da seleção pode-se notar a diferença que ela faz nos confrontos. A última derrota da seleção tinha sido contra o Paraguai no dia 15 de junho, do ano passado por 2 a 0. Nesse tempo foram realizados 19 jogos, com 15 vitórias e quatro empates.

Crédito foto: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Selecao_Brasileira/0,,MUL1337731-15071,00.html

2 comentários:

Unknown disse...

seleção estava irreconhecivel, jogou mal, diego souza nao apresentou bom futebol! acredito que hoje ele mostre o otimo futebol demonstrado no Palmeiras!

Capelania Hospitalhaço disse...

Eu naum assisti o jogo.
mas concordo com vc italo.pois joga la titude naum da...
Prefiro jogar a copa gazeta do que disputar um jogo em la paz...