sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Segunda Divisão

A competição que vou falar hoje no blog vai confundir muita gente, porém vou explicar corretamente sobre ela. Quando se fala em Campeonato Paulista da Segunda Divisão, na maioria das vezes as pessoas pensam que está se falando da Série A-2, mas se for analisar o nome corretamente não é ela.
O Campeonato Paulista da Segunda Divisão surgiu em 2005, pois a federação paulista decidiu unificar três divisões a série B-1, B-2 e B-3 e formar apenas uma divisão. A intenção da federação foi diminuir os gastos dos times e regionalizar a competição, o que é muito interessante para os clubes do interior. Outro fator que deixou a competição mais interessante e disputada, foi que um clube que estava na B-2, precisava subir para a B-1, para depois chegar à série A-3, o que hoje não acontece, facilitando assim o trabalho dos clubes e dando aos times mais facilidade para conseguir o acesso.
A intenção de falar sobre esse campeonato hoje é a respeito dessa confusão que as pessoas fazem. Isso acontece devido à má divulgação que a sobre o torneio. Caso a competição tivesse uma maior divulgação com toda certeza o interesse da população sobre ela aumentaria e casos como esse não aconteceria. Não culpo a Federação sobre essa má divulgação, mas sim a imprensa que não mostra interesse nenhum no torneio. Isso acaba prejudicando o campeonato, pois não atrai ninguém. Sei que é difícil para as emissoras aliar todas as informações e esportes, mas o que seria interessante seria um site cobrindo apenas essa competição e os times em que ela disputa.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Maradona, o melhor?


Não pude ver Maradona e nem Pelé jogar, sobre o argentino lembro pouco de 1994 e sobre o brasileiro apenas vídeos e fotos. Sempre vi, escutei e soube da obsessão que Maradona tem em ser melhor que Pelé. Julgar quem é o melhor é difícil. Jogaram em épocas diferentes, um fez 1284 gols, o outro fez 352 gols. Não quero me apegar a números e nem conquistas e não quero compará-los, pois como já disse não jogaram juntos. Essa discussão de quem foi melhor sempre vai existir, então não quero aprofunda - lá aqui.
O que eu quero falar hoje é sobre a compulsão do argentino em querer ser o melhor, não importa qual a ocasião. Ele mesmo disse que foi melhor que Dunga, outro fator impossível de comparar, pois os dois exerciam as suas funções corretamente. Mas novamente essa não é a questão, e sim o fato dele se achar melhor que o brasileiro como técnico, esse é o grande problema que Maradona vai levar para a sua vida toda, a síndrome do melhor.
Melhor que Dunga com certeza ele não é como técnico, o brasileiro já provou sua capacidade, classificou a seleção com três rodadas de antecedência, está a 19 jogos sem perder e conseguiu formar um belo grupo. Já Maradona está na quinta colocação com a seleção Argentina, além de estar correndo o risco, de deixar a Argentina fora de uma Copa, após 39 anos. A última vez que a Argentina ficou de fora foi em 1970. Então como técnico tenho a certeza e a convicção de poder afirmar que Dunga dá um show em Maradona, pois ele exercendo essa função é muito fraco, a seleção argentina tem várias opções como jogadores e na maioria são bons, mas Maradona não consegue encontrar um esquema e nem um forma de jogar, então a culpa é toda dele pelo mau desempenho, pois não vem conseguindo fazer os atletas render e caso a Argentina fique de fora, o culpa será somente ele, provando assim que não sabe dirigir uma equipe.

Crédito foto: http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,21857299-EX,00.jpg

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Acabou!!!!!

Após uma semana sem atualizar o blog, vou falar hoje a respeito das janelas de transferências. As piores épocas do ano no meio futebolístico são os inícios de ano e o meio do ano, onde o mercado está aberto e muita especulação é gerada a respeito de transferências. Tem alguns jogadores que chegam a acertar com uns cincos clubes dentro dessa janela.
Isso ocorre devido à ânsia da imprensa de dar a notícia primeiro e muitas vezes acabam errando e gerando muitas especulações que não existe. Sei que isso é o trabalho deles, mas tem que haver um pouco mais de cautela e respeito com os atletas, que muitas vezes não sabem nem o que fazer durante essa época e ficam constrangidos com tanta especulação.
Outro fator que ocorre é que muitas vezes o jornalista acaba perdendo a sua credibilidade, pois acumula uma série de erros, tentando adivinhar o futuro da carreira do atleta. Um exemplo de jornalista que só passa informações concretas e corretas, e na maioria das vezes consegue o furo, é o Paulo Vinicius Coelho. Ele sim, fala somente com total certeza e adiantadamente, não fica com especulações e não coloca jogadores em cinco times ao mesmo tempo. Caso a imprensa num todo trabalhasse dessa maneira, com toda a certeza a credibilidade iria aumentar e não ficaria tão chato ver TV, ouvir rádio, entrar na internet nessa época do ano. Até que enfim chegou setembro e não veremos mais essas especulações, pois nessa época é só isso que dá nos noticiários.